terça-feira, 19 de novembro de 2019

PRESÍDIO DE ITAJUBÁ COMPLETA 10 E É CONSIDERADO MODELO PARA MINAS GERAIS


O Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, completou 10 anos de atividades e na última quarta-feira, 13, foi realizada a solenidade de comemoração, que contou com a presença do vice-prefeito, Christian Gonçalves. Durante o evento destacou-se o desempenho do Presídio durante esses anos, servindo de modelo para outras unidades no Estado de Minas Gerais. O sistema prisional de Itajubá é reconhecido como Unidade Escola no quesito humanização de atendimento.

Na cerimônia, foi inaugurada a Cela de Triagem, com capacidade para 18 vagas. Neste projeto, os detentos admitidos pela unidade permanecem no local por 10 dias, permitindo a ambientação ao sistema carcerário e monitoramento. Posteriormente, são alocados no pavilhão executivo.

Também foram inaugurados o asfaltamento e a nomeação da via de acesso ao Presídio, projeto de autoria do vereador José Maria Silva, e que agora é denominada Rua Comissário Benedito Vilas Boas. O asfaltamento da via foi realizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itajubá.

Durante a cerimônia, servidores, ex-servidores e colaboradores da instituição foram homenageados pela parceria desempenhada ao longo desta década. 

Sobre o Presídio de Itajubá
O Presídio de Itajubá está localizado às margens da BR-459 e hoje atende 714 detentos. Um dos grandes diferencias da unidade do município está na forte parceria com o Executivo, além das ações de ressocialização, onde os detentos desenvolvem diversas atividades como o trabalho de plantio de hortaliças – doadas para instituições carentes, apreensão de animais, capina, asfaltamento, pintura, instalação das academias ao ar livre e reformas de cadeiras de rodas.

Recentemente, o Presídio de Itajubá construiu um balanço para pessoa com deficiência física e por meio da parceria com a Prefeitura, foi instalado no Parque da Cidade, sendo o primeiro brinquedo público para PCD´s em Itajubá. 

Nenhum comentário: