sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

CORTES SUÍNOS GANHAM DESTAQUE NAS FESTIVIDADES QUE ENCERRAM O ANO


O ano vai chegando ao fim e 2020 se aproxima. A mesa farta, com diversos pratos típicos, já é tradição em grande parte das famílias brasileiras. Amigos e familiares se reúnem para comemorar as festividades de final de ano,época em que carnes e aves se tornam a atração principal da ceia. Os cortes suínos ganham destaque pois, além de estarem em alta, não sofreram grande aumento nos preços, o que faz com que tenham presença garantida no momento da escolha do cardápio. 

De acordo com o professor do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Vinícius de Souza Cantarelli, atualmente os cortes de carne suína são tão magros quanto os de carne branca, como peixes e aves. “Além disso, é possível aproveitar diversos outros tipos de peças, como fraldinha e picanha, que, usualmente, são esquecidos”.

A carne de porco é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo. No Brasil, o estado de Minas Gerais é o que mais utiliza esse tipo de carne, que tem como característica o sabor diferenciado e marcante. “É tradicional usarmos leitoa, pernil e o lombo nessa época do ano, mas vale reforçar que é possível aproveitar diversos outros cortes suínos, que são saborosos e fáceis de preparar”, explicou Vinícius.

Atualmente a suinocultura busca atender às novas demandas do mercado. A meta é sempre produzir alimentos saudáveis e diferenciados, de modo a satisfazer as demandas dos consumidores. Diversas pesquisas científicas comprovam que a carne suína produzida atualmente no Brasil possui em média, 50% menos gordura do que a que era consumida há mais de 40 anos. O professor reforça que “hoje em dia a carne suína é uma alternativa barata e saudável e que utilizar a banha de porco, antes vista como vilã, já se tornou recomendação entre alguns profissionais da saúde”.

Segundo o site Suinocultura Industrial, o ano fechará em alta. O aumento das exportações e do consumo no mercado interno, influenciado pelas festas de fim de ano, ajudam os suinocultores. As projeções para a carne suína em 2020 são otimistas: é previsto alta de 1% a 2,5% na produção, encerrando 2019 com estimativa em mais de quatro milhões de toneladas em cortes suínos.


da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: