sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

LAFAYETTE SE REÚNE COM MAIA E PRESIDENTE DO BACEN


O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) juntamente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se reuniram com o presidente do Banco Central (BACEN), Roberto Campos Neto, essa semana. 

Na pauta, o projeto de lei que determina a autonomia do BACEN. O projeto é importante para autonomia do Banco Central, que poderá conter a inflação, dá mais força e estabilidade ao Real, nossa moeda, e dá mais segurança jurídica para investimentos no Brasil.

A intenção é que a instituição seja administrada por uma diretoria colegiada formada por um presidente, que perde o status de ministro, e por oito diretores. Os mandatos seriam fixos e com duração de quatro anos. Os nomes ainda precisariam ser aprovados pelo Senado. A fixação de mandatos reduziria a possibilidade de interferências políticas nas decisões adotadas pelo BC.

“Esse projeto é muito positivo, pois países que tomaram esse tipo de atitude em relação aos seus bancos centrais têm moedas mais estáveis, juros mais baixos e mais segurança para os investidores gerarem empregos para o país. Um projeto importante e necessário”, avaliou Lafayette.

Também participaram da reunião os parlamentares Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria na Câmara, Efraim Filho (DEM-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Wellington Roberto (PL-PB), Diego Andrade (PSD-MG) e o relator do projeto, Celso Maldaner (MDB-SC).

Nenhum comentário: