quinta-feira, 12 de março de 2020

VEREADORES DE PERDÕES APOIAM MOVIMENTO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL


Os vereadores da Câmara Municipal de Perdões, no Sul de Minas se reuniram no último dia 3, com diversos professores e outros profissionais da Rede Estadual de Ensino que estão em greve por tempo indeterminado. A reunião na sede do Legislativo serviu para os parlamentares expressarem seu apoio ao movimento da categoria, que entre outras coisas, reivindica reajuste salarial e cumprimento da lei que prevê o pagamento do piso salarial. Os vereadores assinaram uma carta de apoio aos professores grevistas que será encaminhada a todos os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na tarde do último dia 5, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou uma Assembleia Estadual no pátio da Assembleia Legislativa, quando foi decidida a continuidade da greve na rede estadual por tempo indeterminado. Durante a atividade, foi aprovado o calendário de lutas do próximo período e atualizado o percentual de adesão.

Entre escolas paradas totalmente ou parcialmente, o número chega a 69%. A coordenação-geral do Sind-UTE/MG destacou que o crescimento demonstra uma resposta efetiva da categoria diante da falta de propostas do governador Zema de cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional, e do sucateamento da educação pública que tem promovido desde o início da gestão.

Saindo em passeata da Assembleia Legislativa, as ruas de Belo Horizonte ficaram lotadas e ecoaram as vozes da multidão, que reivindicava pagamento do Piso Salarial, respeito por parte do governador Zema (NOVO) e  garantia do direito a uma educação pública de qualidade social aos filhos e filhas da classe trabalhadora.

O movimento foi unificado com trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de educação e outras categorias em greve, com vários movimentos sociais, lideranças políticas, e uma grande passeata seguiu da ALMG rumo à Praça Sete.

A próxima Assembleia Estadual da categoria acontece hoje, quinta-feira, 12.

Nenhum comentário: