Pular para o conteúdo principal

CODEVASF INVESTE NA IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE QUEIJEIROS ARTESANAIS DO BRASIL


Com  apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a produção do queijo artesanal mineiro ganha novo impulso. A Companhia está construindo a primeira escola de  queijeiros artesanais do Brasil no município de São Roque de Minas, que funcionará em parceria com a Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan). A iniciativa vai beneficiar cerca de 800 famílias de produtores rurais da região da Serra da Canastra, no Alto São Francisco, que vivem da atividade.

Por meio de recursos oriundos de emendas parlamentares, foram investidos R$ 500 mil na construção do primeiro módulo já em fase de conclusão, com área administrativa, salas de aula e queijaria. Segundo o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, estão previstos ainda para este ano investimentos de R$1,5 milhão. “Os recursos serão para execução de obras e aquisição de equipamentos, com a implantação de mais dois blocos para atendimento das necessidades de operacionalização da escola”, afirma Câmara.

Ele explica que parte desses recursos será aplicada no calçamento de um quilômetro de estrada que liga a escola à cidade; implantação de rede de energia elétrica; perfuração de um poço tubular e outras ações necessárias ao empreendimento.

Marco na produção artesanal de queijos
Minas Gerais é considerado o maior produtor de queijo do país, com cerca de 25% da produção nacional. Para o registro de queijarias artesanais, a legislação mineira exige a participação do proprietário e dos queijeiros em cursos de capacitação técnica e higiênico-sanitária para a manipulação das matérias-primas e dos queijos artesanais mineiros, além de reciclagens.

Diante disso, a implantação da escola de queijeiros artesanais é vista pelo engenheiro agrônomo e chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier, como um marco positivo na produção artesanal de queijos não só em Minas Gerais, mas em todo o país.

“A escola será a primeira unidade de ensino que possibilitará a formação de profissionais aptos a atender as exigências legais e do mercado por produtos artesanais com qualidade e segurança. Vai servir para formação de técnicos em todo o pais”, enfatiza Demier.

Mais ações no Norte de Minas Gerais
Também no Norte de Minas, mais de 200 famílias de produtores rurais, que fazem da produção de queijo artesanal mais uma fonte de renda, receberão todo o apoio da Codevasf para a atividade. Serão disponibilizados equipamentos e materiais por meio de recursos de emendas parlamentares. 

Já no município de Pedras de Maria da Cruz, em parceria com uma associação de pequenos produtores de leite daquela localidade, a Codevasf  já está providenciando a implantação de um laticínio.

“A estruturação de uma cadeia produtiva é muito importante para a região, pois possibilitará a pasteurização e envase do leite; a produção de iogurte; a segregação do creme do leite e, por conseguinte, possibilitará a produção de manteiga. Isso trará desenvolvimento da economia rural local e o aumento de renda das famílias”, explica Alex Demier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho