terça-feira, 25 de agosto de 2020

UFSJ: EX-ALUNA DO JORNALISMO VENCE CONCURSO INTERNACIONAL DE TELEJORNALISMO

Foto premiada

A fotógrafa e atriz Priscila Natany foi uma das vencedoras do Concurso da Janela do FOTO BSB - Festival Internacional de Fotojornalismo de Brasília. O festival, um dos mais importantes do país, recebeu mais de dez mil imagens na convocatória, para a premiação das três finalistas.

Priscila Natany graduou-se no cursos de Jornalismo e Teatro da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Trabalha com fotografia há mais de cinco anos, desenvolvendo projetos que entrelaçam fotografia, design e artes cênicas, pontes que comunicam dados da realidade atrelados à ficção. Para o concurso BSB, concebeu uma série de imagens com o ator Júnio de Carvalho. “São fotos de ações cotidianas de duas pessoas no período da quarentena, numa narrativa possível”, afirma.

O FOTO BSB aconteceu em formato on-line entre os dias 16 e 19 de agosto, com a proposta de criar, em tempos de pandemia, uma reflexão documental sobre o interior e o exterior das casas, das janelas, das varandas.

Sobre o Festival
O FOTO BSB – Festival Internacional de Fotojornalismo visa à discussão e à promoção da fotografia documental, sua autonomia como profissão, suas especificidades e também fronteiras com outros campos, como as Artes e as Ciências Sociais.

O registro de um momento, um instante que representa o que aconteceu e o que está para acontecer, que sintetiza uma época, um estado de espírito, uma visão de mundo. Uma série de debates, painéis e mesas, transmitidas pelo YouTube e IGTV, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A programação reuniu profissionais da área, no debate de aspectos técnicos envolvendo a profissão de fotojornalista, e na reflexão sobre o trabalho de grandes nomes do campo, as diferentes narrativas, o diálogo com a cultura, a sociedade, o meio ambiente. Fotojornalismo e questões contemporâneas – ativismo, feminismo, floresta, pandemia, guerra, novas narrativas, práticas transformadoras – nortearam as discussões. Juntos, pensadores de diferentes formações, fotojornalistas de extensa trajetória e jovens expoentes que vêm abrindo caminho.

Nenhum comentário: