terça-feira, 8 de setembro de 2020

AMBULATÓRIO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 PRESTA MAIS DE 1.200 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO MÊS

O atendimento é de segunda a segunda, inclusive feriados, das 7h às 19h

Desde o dia 5 de agosto, começou a funcionar em Poços de Caldas, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, para acolher os pacientes, orientar, atender e encaminhar inclusive para outros serviços da Rede SUS, de acordo com a avaliação da necessidade de cada caso, a ser feita pela equipe médica. Popularmente conhecido como Ambulatório de Covid, o local é específico para o tratamento de síndromes gripais, como a Covid-19.

O atendimento ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento a ser feito pelas unidades básicas de saúde. No local, também é realizado o teste rápido para diagnóstico da Covid-19, o que pode ocorrer no primeiro atendimento ou agendado para um segundo momento, já que o exame deve ser realizado sete dias após a apresentação dos primeiros sintomas.

No primeiro mês de funcionamento, entre os dias 5 a 31 de agosto, foram 1.236 pacientes atendidos, com a realização de 606 testes, sendo 510 com resultados negativos e 96 com resultados positivos. Na média do período, diariamente foram: 45,7 atendimentos com 22,4 exames e 3,5 diagnósticos positivos.

O Ambulatório é um Centro de Enfrentamento Tipo 2, conforme o número de habitantes do município e habilitado pelo Ministério da Saúde, que contribui com o custeio. O Centro de Enfrentamento à Covid-19 funciona de segunda a segunda, inclusive feriados, das 07h às 19h, na Rua Paraíba, 672, no Centro de Poços, no térreo do prédio onde foi montado o Hospital de Campanha. 

Nenhum comentário: