quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

CONSANE ELEGE NOVA DIRETORIA

Na foto, da esq. para a dir., Ecio Carvalho, Iza Menezes e Welder Pereira

Lavras, no Sul de Minas, sediou na última sexta-feira, 29, a eleição da nova Presidência do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CONSANE). A prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, foi eleita presidente. Welder Marcelo Pereira, prefeito de Ribeirão Vermelho, foi eleito vice-presidente. O prefeito de Ijaci, Fabiano Moreti foi eleito secretário do Consórcio e o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, assume a Direção do Conselho Fiscal. Já o prefeito de Luminárias, Ecio Carvalho foi eleito membro do Conselho Fiscal do Consórcio.

O mandato é válido por 2 anos.

O Consórcio
O Consórcio Regional de Saneamento Básico CONSANE é um consórcio público, com sede em Lavras tem natureza jurídica autarquia interfederativa, criado com base na Lei Federal 11.107/2005 e pela Lei Federal 11.445/2007. É formado por oito municípios de Minas Gerais, sendo eles: Cana Verde, Ijaci, Ingaí, Itapecerica, Lavras, Luminárias, Nepomuceno e Ribeirão Vermelho.

Tem como objetivo primário aumentar a cobertura de saneamento básico nos municípios consorciados, capacitar os profissionais e melhorar os serviços ofertados a população, através da gestão associada relacionada a ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial.

Por meio do CONSANE, os municípios podem realizar contratações de profissionais especializados com custo diluído, compras conjuntas por meio de licitação compartilhada, capacitação de seus profissionais, elaboração de planos temáticos, projetos relacionados à gestão de água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos.

*Por Sebastião Filho

Nenhum comentário: