quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

MARIA DA FÉ DIZ 'NÃO' À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

No próximo dia 1º de março, o município de Maria da Fé, no Sul de Minas, apresenta moção de repúdio à privatização dos Correios, por meio de sua Câmara Municipal. A proposição, de autoria do vereador Hélber Fernandes Borges de Campos (PSB), acontecerá na sessão de 18h. Caso seja aprovada, Maria da Fé será a cidade de número 124 em Minas Gerais a se manifestar contra a privatização dos Correios. 

A iniciativa tem o apoio da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), que busca sensibilizar a população quanto às consequências de uma eventual venda da empresa pública.

Maria da Fé, no Sul de Minas, possui cerca de 14 mil habitantes, de acordo com dados do último Censo. Principalmente nas cidades menores, uma eventual privatização dos Correios pode ter mais efeitos negativos. Em 60% dos municípios do Brasil, somente há os Correios como unidade de representação do governo federal. 

A presença da estatal nessas localidades é uma forma de garantir aos moradores acesso a serviços e ações de caráter governamental, econômico e social. A empresa pública, por estar presente em todos os municípios brasileiros, é a principal operadora logística do País e atua como agente de integração dessas cidades aos principais polos econômicos nacionais.

Em MG, já são 123 cidades, de todas as regiões, que se manifestaram contra a venda dos Correios (a lista completa está disponível no site da ADCAP Minas). Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. 

No site da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores que propuseram as iniciativas em repúdio à privatização da estatal. Eles são de correntes políticas variadas, demonstrando que manter os Correios como empresa prestadora de serviços públicos é de interesse de toda a sociedade.

Nenhum comentário: