Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DE DIVINÓPOLIS INICIAM VOTAÇÃO ELETRÔNICA PELO TABLET

Três vereadores foram sorteados para iniciar o uso da digitalização do processo de votação no plenário. Aos poucos, os demais parlamentares farão o uso em todas as reuniões

Os vereadores d Câmara de Vereadores de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado desde a última reunião ordinária realizada na última quinta-feira, dia 17, passaram a votar pelo sistema eletrônico utilizando o tablet como equipamento interligado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) do Interlegis/Senado Federal, que a Câmara de Divinópolis adotou gratuitamente. O sistema automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.

O Painel Eletrônico facilita os trabalhos da Mesa Diretora, quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Promove também a transparência dos trabalhos, uma vez que é possível a Casa instalar um telão ou uma televisão no plenário para exibir informações como presença no expediente, matérias em votação, votos dos parlamentares etc.

O sistema de votação eletrônico utilizando o tablet está sendo implantado por etapas. A primeira etapa consistiu na utilização de 03 equipamentos na reunião de quinta-feira. Os vereadores Eduardo Azevedo (PSC); Lohanna França (Cidadania) e Roger Viegas (Republicanos), foram sorteados para estrear o voto eletrônico usando o tablet.

A implantação do novo sistema de voto eletrônico é uma iniciativa da atual Mesa Diretora que adotou a votação por meio do SAPL, como forma de otimizar o trabalho estabelecendo a completa utilização do SAPL em todos os procedimentos legislativos e a impactante economia de recursos, visto que o painel eletrônico que o Poder Legislativo Municipal utilizava há muitos anos era fornecido por uma empresa contratada ao custo aproximado de 65 mil reais ao ano. Com a iniciativa, a Câmara comprou uma televisão de 85 polegadas e mais os tablets que servirão de complementação para funcionamento da votação.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., considerou que o primeiro teste com a implantação da etapa inicial foi um sucesso.

“Vamos, a cada reunião, inserindo mais equipamentos de tal forma que não comprometemos a dinâmica da reunião e da votação. Desta forma, o Diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, poderá orientar os vereadores que terão que se acostumar com esse novo sistema”, explicou o Presidente Print Jr.

Print também considerou que é importante testar a capacidade do sistema de wi-fi do Plenário e adiantou que a economia de recursos possibilitará a implantação de internet em wi-fi com mais capacidade, facilitando que os agentes políticos, servidores e cidadãos que utilizam o sistema da Câmara Municipal utilize um wi-fi com boa capacidade e estabilidade de sinal.

O diretor de Informática, Márcio Vilas Boas, que está implantando a complementação do SAPL utilizando o painel e votação eletrônica do Interlegis considerou que a decisão do presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Jr., em apostar nesta tecnologia e viabilizar uma significativa economia de recursos para os cofres públicos, “foi arrojada, sintonizado com a vontade popular e facilitará muito, inclusive na parte de tramitação e protocolo. Tenho certeza de que o painel de votação será mais um sistema que veio para ficar na nossa casa.”

O Secretário Geral, Flávio Ramos, que desde o início mostrou-se um entusiasta da adoção do sistema, lembrou que a última conquista viabilizada para o processo legislativo tinha sido a adoção do protocolo do SAPL e, agora, com o painel eletrônico e votação pelo SAPL, fecha-se o ciclo completo otimizando o trabalho, que, sem este sistema, tinha que ser feito até de forma duplicada. Portanto, parabenizamos ao presidente Eduardo Print Jr. e a Mesa Diretora que demonstraram grande capacidade de gerência, preocupação com a coisa pública e a economia de recursos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.