Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 2 ANOS APÓS SER INAUGURADO, IPHAN DIZ QUE OBRA DO BANHEIRO PÚBLICO DE LAVRAS É IRREGULAR

Prefeitura alega que, se necessário, irá retirar equipamento do local

A instalação de um banheiro público na região central de Lavras é uma reivindicação antiga na cidade, tendo sido citada e também alvo de requerimentos de parlamentares lavrenses em diversas legislaturas, inclusive sendo mencionadas em matérias de jornais. 

Em fevereiro de 2019, a administração do prefeito José Cherem (PSD), enfim, implantou o banheiro público com duas cabines (masculino e feminino) atrás da banca de jornais localizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro.

O banheiro público funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e no sábado entre 8h e 12h e um funcionário da prefeitura realiza a manutenção diária dos equipamentos sanitários. O local conta com instalações sanitárias convencionais e a tubulação é ligada a rede de esgoto.

Ocorre que somente agora, em abril deste ano, fiscais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram em Lavras fazendo um trabalho de rotina, segundo informações da assessoria da Prefeitura, quando foi constatada a irregularidade na instalação do banheiro público e na construção da rede de esgoto, no entorno da Igreja.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Instituto, que por meio da Superintendência do órgão em Minas Gerais confirmou que "a prefeitura de Lavras/MG foi autuada porque as obras foram executadas sem aprovação do IPHAN."

Ainda segundo a assessoria do Instituto, "a Igreja de Rosário é o único bem tombado pelo Iphan na cidade de Lavras/MG, por isso é obrigação legal do Iphan fiscalizar e promover a preservação deste bem; assim como analisar e autorizar intervenções nele e em seu entorno."

Procurada, a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lavras afirmou que "caso seja necessário, o banheiro será retirado do local." Destacou ainda, que "a multa corresponde a 50% do valor do bem instalado."

A nota da Prefeitura de Lavras conclui dizendo que "a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, agendará uma reunião com o representante do IPHAN, em Tiradentes, para tratar do assunto."

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Aqui em Lavras parece circo, nada vai adiante, cidade só retrocede.
Esse banheiro mais da metade da população nem sabe que ele existe de tão escondido que ficou. Cuidar de um patrimônio tudo bem , jogar dinheiro do povo no lixo tudo bem também.
Anônimo disse…
mais de 2 anos depois, eis que o iphan percebeu que lavras existe, que existe uma igreja e que existe um banheiro??? estranho heim

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/