Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 2 ANOS APÓS SER INAUGURADO, IPHAN DIZ QUE OBRA DO BANHEIRO PÚBLICO DE LAVRAS É IRREGULAR

Prefeitura alega que, se necessário, irá retirar equipamento do local

A instalação de um banheiro público na região central de Lavras é uma reivindicação antiga na cidade, tendo sido citada e também alvo de requerimentos de parlamentares lavrenses em diversas legislaturas, inclusive sendo mencionadas em matérias de jornais. 

Em fevereiro de 2019, a administração do prefeito José Cherem (PSD), enfim, implantou o banheiro público com duas cabines (masculino e feminino) atrás da banca de jornais localizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro.

O banheiro público funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e no sábado entre 8h e 12h e um funcionário da prefeitura realiza a manutenção diária dos equipamentos sanitários. O local conta com instalações sanitárias convencionais e a tubulação é ligada a rede de esgoto.

Ocorre que somente agora, em abril deste ano, fiscais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram em Lavras fazendo um trabalho de rotina, segundo informações da assessoria da Prefeitura, quando foi constatada a irregularidade na instalação do banheiro público e na construção da rede de esgoto, no entorno da Igreja.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Instituto, que por meio da Superintendência do órgão em Minas Gerais confirmou que "a prefeitura de Lavras/MG foi autuada porque as obras foram executadas sem aprovação do IPHAN."

Ainda segundo a assessoria do Instituto, "a Igreja de Rosário é o único bem tombado pelo Iphan na cidade de Lavras/MG, por isso é obrigação legal do Iphan fiscalizar e promover a preservação deste bem; assim como analisar e autorizar intervenções nele e em seu entorno."

Procurada, a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lavras afirmou que "caso seja necessário, o banheiro será retirado do local." Destacou ainda, que "a multa corresponde a 50% do valor do bem instalado."

A nota da Prefeitura de Lavras conclui dizendo que "a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, agendará uma reunião com o representante do IPHAN, em Tiradentes, para tratar do assunto."

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Aqui em Lavras parece circo, nada vai adiante, cidade só retrocede.
Esse banheiro mais da metade da população nem sabe que ele existe de tão escondido que ficou. Cuidar de um patrimônio tudo bem , jogar dinheiro do povo no lixo tudo bem também.
Anônimo disse…
mais de 2 anos depois, eis que o iphan percebeu que lavras existe, que existe uma igreja e que existe um banheiro??? estranho heim

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...