terça-feira, 6 de julho de 2021

MAIS DE 2 ANOS APÓS SER INAUGURADO, IPHAN DIZ QUE OBRA DO BANHEIRO PÚBLICO DE LAVRAS É IRREGULAR

Prefeitura alega que, se necessário, irá retirar equipamento do local

A instalação de um banheiro público na região central de Lavras é uma reivindicação antiga na cidade, tendo sido citada e também alvo de requerimentos de parlamentares lavrenses em diversas legislaturas, inclusive sendo mencionadas em matérias de jornais. 

Em fevereiro de 2019, a administração do prefeito José Cherem (PSD), enfim, implantou o banheiro público com duas cabines (masculino e feminino) atrás da banca de jornais localizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro.

O banheiro público funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e no sábado entre 8h e 12h e um funcionário da prefeitura realiza a manutenção diária dos equipamentos sanitários. O local conta com instalações sanitárias convencionais e a tubulação é ligada a rede de esgoto.

Ocorre que somente agora, em abril deste ano, fiscais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram em Lavras fazendo um trabalho de rotina, segundo informações da assessoria da Prefeitura, quando foi constatada a irregularidade na instalação do banheiro público e na construção da rede de esgoto, no entorno da Igreja.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Instituto, que por meio da Superintendência do órgão em Minas Gerais confirmou que "a prefeitura de Lavras/MG foi autuada porque as obras foram executadas sem aprovação do IPHAN."

Ainda segundo a assessoria do Instituto, "a Igreja de Rosário é o único bem tombado pelo Iphan na cidade de Lavras/MG, por isso é obrigação legal do Iphan fiscalizar e promover a preservação deste bem; assim como analisar e autorizar intervenções nele e em seu entorno."

Procurada, a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lavras afirmou que "caso seja necessário, o banheiro será retirado do local." Destacou ainda, que "a multa corresponde a 50% do valor do bem instalado."

A nota da Prefeitura de Lavras conclui dizendo que "a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, agendará uma reunião com o representante do IPHAN, em Tiradentes, para tratar do assunto."

*Por Sebastião Filho

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Lavras parece circo, nada vai adiante, cidade só retrocede.
Esse banheiro mais da metade da população nem sabe que ele existe de tão escondido que ficou. Cuidar de um patrimônio tudo bem , jogar dinheiro do povo no lixo tudo bem também.

Anônimo disse...

mais de 2 anos depois, eis que o iphan percebeu que lavras existe, que existe uma igreja e que existe um banheiro??? estranho heim