quinta-feira, 9 de setembro de 2021

SIRENES DA USINA HIDRELÉTRICA DE FUNIL SERÃO TESTADAS EM RIBEIRÃO VERMELHO E LAVRAS

Ação preventiva acontece no dia 14 de setembro e moradores não precisarão se deslocar

Os moradores das cidades de Ribeirão Vermelho e do bairro Niterói em Lavras, no Sul de Minas, devem ouvir no dia 14 de setembro, os testes das sirenes instaladas nessas regiões. Trata-se de uma ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, conhecida como Usina de Funil, pertencente à Aliança Geração de Energia e que está localizada no Rio Grande.

Os testes no sistema de alerta serão realizados no período da tarde e não há necessidade de mobilização e deslocamento da população para pontos de encontro ao ouvir a sirene.

Segundo o coordenador da Usina Hidrelétrica de Funil, Willian Rosa, o objetivo é tornar essa ação uma rotina, ao ponto de a comunidade conseguir reconhecer o sinal de alerta. Esses testes não envolvem simulação de evacuação e, por isso, é muito importante destacar que a população não precisará se deslocar para algum ponto de encontro para não causar aglomeração. "Esta programação de testes das sirenes é uma ação preventiva prevista no PAE e que devemos realizar regularmente”, ressalta.

Ainda de acordo com Willian Rosa, A Usina está classificada como de baixo risco, as estruturas da Usina atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem um grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento e estarão juntos monitorando e acompanhando a mais essa ação preventiva.

Plano de Ação de Emergência (PAE)
O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Funil, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta, são testadas e a comunidade é orientada através de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Inaugurada em 10 de dezembro de 2002, a Usina de Funil está localizada no rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões e tem potencial de geração de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil pessoas.

*Com assessoria da Aliança Energia

Nenhum comentário: