quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

BARBACENA REGISTROU 143 CASOS DE SÍFILIS EM 2021


A Sífilis no Brasil tem sido considerado por especialistas como uma reemergência, por isso os cuidados necessários para evitar essa doença - que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano.

Em Barbacena, nas Vertentes, durante o ano de 2021 foram registrados 143 casos de sífilis adquiridas, sendo 55% nos homens e 45% nas mulheres.

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN).

Na cidade foram registrados no ano 25 casos de sífilis em gestantes, sendo que foram registrados 11 casos de sífilis congênitas em menores de um ano.

A sífilis tem tratamento e é de extrema importância que ele seja realizado pelo parceiro juntamente com a gestante, para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê.

Dúvidas e informações podem ser obtidas através do Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira, no bairro Ibiapaba, nº 524 e em todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como a realização dos testes rápidos.

Para ter acesso ao boletim informativo anual epidemiológico de sífilis do município de Barbacena/MG 2021 clique aqui.

Nenhum comentário: