terça-feira, 26 de março de 2024

OURO PRETO É CONTEMPLADA EM NOVO PAC SELEÇÕES


A cidade de Ouro Preto foi contemplada na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções, do Governo Federal. O programa selecionou propostas para a elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e projetos complementares enviados pela Prefeitura de Ouro Preto, durante o Chamamento Público, realizado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

Foram selecionados os projetos de reforma da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e de conservação dos Sinos das seguintes igrejas: Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, São José, Santuário de Nossa Senhora da Conceição, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Capela de Sant’Ana.

O ofício de sineiro é registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, a conservação dos sinos também é parte da preservação do ofício de sineiro, tradição tricentenária em Ouro Preto.

Além das propostas selecionadas, 20 outras propostas enviadas pela Prefeitura de Ouro Preto foram habilitadas no edital, o que significa que estas propostas podem receber outros tipos de financiamento, como, por exemplo, emendas parlamentares. A Comissão de Seleção do IPHAN avaliou os projetos com base em critérios, como a transversalidade com outras políticas públicas que já estejam em execução, a gestão de uso do bem e o estado de precariedade de determinado bem. As propostas enviadas pela prefeitura foram selecionadas no Chamamento Público, que recebeu outras 800 proposições enviadas de todo o Brasil.

A próxima etapa, para o andamento dessas ações, prevê que o IPHAN receba as informações complementares de todos os bens selecionados, e, a partir disso, o órgão federal irá elaborar um plano de trabalho para a contratação dos projetos.

Nenhum comentário: