Pular para o conteúdo principal

INATEL FECHA PARCERIA E TRANSFERE SOLUÇÃO 5G PARA O MERCADO DE REDES PRIVATIVAS

Transferência de tecnologia tem apoio da EMBRAPII e Sebrae e provê rede dedicada de conectividade de alta performance, com autonomia e confiabilidade

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica e a startup Trivale Tecnologia anunciam parceria para o desenvolvimento e comercialização de uma solução de comunicação móvel celular 5G privativa na faixa de frequência de 700 MHz. Este projeto, que conta com apoio da EMBRAPII e Sebrae, visa transformar o cenário de conectividade no Brasil em diferentes verticais do mercado.

A solução foi projetada para oferecer conectividade privativa e de alta confiabilidade. Durante o desenvolvimento ao longo três anos, o projeto teve o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Cisco. A solução é capaz de prover a criação de uma rede móvel privativa, ideal para demandas que exigem desempenho, confiabilidade, escalabilidade, e baixo custo, em uma faixa de frequência específica, sendo possível habilitar aplicações em localidades onde pode não haver cobertura de sinal das operadoras convencionais ou em clientes que desejam criar sua própria rede de conectividade.

“Esse é um projeto que passou por todo o processo de inovação envolvendo a tríplice hélice; instituição de ensino e pesquisa, governo e órgãos de fomento e agora a transferência para o mercado. O objetivo é sempre conectar as demandas do mercado com as tecnologias desenvolvidas no Inatel e seus profissionais”, destaca o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

O Inatel e a Trivale Tecnologia entregarão ao mercado um produto robusto, pronto para ser lançado no início de 2025. A Trivale será responsável pela comercialização da solução, e focará a sua aplicação em ambientes onde a automação e a segurança são essenciais. A startup, que possui uma vasta experiência no setor de óleo e gás, está posicionada para expandir suas operações para novos mercados, como agricultura, mineração, indústrias, cidades inteligentes e nas utilities em geral. "A Trivale tem um histórico sólido de trabalho com empresas de petróleo e vê na conectividade privativa 5G uma oportunidade para atender à demanda crescente por automação e controle em diversos setores, com o apoio de nossa startup durante todo o processo. A conectividade 5G integrada com os dispositivos IoT transforma tudo, é uma inovação para o mercado", afirma Guilherme Capistrano Cunha, Founder da Trivale Tecnologia.

A escolha pela tecnologia 5G é justificada por uma série de vantagens, incluindo maior taxa de transmissão, menor latência, maior confiabilidade e com a utilização de uma rede dedicada privativa, as empresas podem ter mais autonomia para suas operações. "Estamos animados com a oportunidade de trazer essa tecnologia de ponta para o mercado, aproveitando nossa experiência e o apoio desse ecossistema de inovação", completa o executivo da startup, que também se associou ao xGMobile – Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G, visando acompanhar o desenvolvimento das redes móveis de comunicações para novas soluções de conectividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.