O Planetário da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) proporcionou aos alunos da José Aldo dos Santos uma experiência educativa que despertou o interesse pelas Ciências Naturais e os motivou a enxergar o ingresso na universidade como um objetivo possível, conectando conhecimento e inspiração de forma inovadora.
O Planetário Itinerante do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da UFSJ viajou até a Escola Municipal Deputado José Aldo dos Santos para mostrar o universo para todos os alunos, entre 6 e 10 anos de idade. A atividade ocorreu nessa terça (26).
Coordenado pelo professor Fernando Otávio Coelho, “o Planetário Itinerante é uma proposta que visa divulgar as Ciências Naturais, usando como mote a Astronomia e fazendo o uso de temáticas ambientais para possibilitar a interdisciplinaridade”, explica o DCNAT.
Segundo a diretora da José Aldo dos Santos, Julia Costa, projetos como o Planetário Itinerante desempenham um papel importante ao unir educação e encantamento, especialmente em áreas como as Ciências Naturais, que muitas vezes despertam curiosidade desde cedo.
"Ao entrarem em contato com o Planetário Itinerante, os alunos se encantam e começam a vislumbrar possibilidades futuras, como carreiras em ciência e tecnologia”, diz a diretora.
Julia completa que o Planetário Itinerante potencializa o interesse pelo conhecimento. Para a diretora, uma forma de estimular, desde cedo, a vontade de ingressar em uma universidade.
“Essa experiência não apenas desperta curiosidade, mas também torna o universo acadêmico mais acessível e inspirador. É uma oportunidade de plantar sementes que podem florescer em sonhos concretos, aproximando crianças e jovens da ideia de ingressar na universidade e contribuir para o avanço do conhecimento", acentua Julia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário