Pular para o conteúdo principal

TERMINAIS TURÍSTICO E RODOVIÁRIO DE MARIANA SERÃO REVITALIZADOS


A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Governança, assinou, na última quinta-feira (14), o contrato que oficializa a parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE). A iniciativa marca o início da estruturação do projeto de modernização do Terminal Rodoviário e do Terminal Turístico do município.

A proposta prevê investimentos voltados à melhoria da mobilidade urbana, acessibilidade, atendimento aos passageiros e fortalecimento do turismo local. O processo de revitalização será realizado por meio de uma licitação pública que irá definir a empresa responsável pela concessão e gestão dos espaços.

A empresa vencedora ficará encarregada pela administração dos terminais, além da execução de reformas e investimentos nas estruturas, sem gerar custos para o município.

A parceria também garante a Mariana um suporte técnico especializado da CODEMGE para a elaboração dos estudos e modelagens da futura concessão, sem impacto financeiro aos cofres públicos nesta etapa inicial. A medida busca assegurar maior segurança jurídica, eficiência administrativa e planejamento estratégico.

Os estudos técnicos irão definir as futuras intervenções nos terminais, incluindo a modernização das estruturas, a reorganização do funcionamento dos espaços e a qualificação dos serviços oferecidos à população e aos visitantes. A análise será conduzida pela CODEMGE dentro do Programa Cidade Parceira, iniciativa estadual voltada à estruturação de projetos estratégicos para os municípios.

O projeto também pretende valorizar o entorno dos terminais e contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. O modelo adotado segue referências de concessões realizadas em outros terminais administrados pelo Governo de Minas e, após a conclusão dos estudos e análises que serão feitas em ambos terminais, o processo de concessão será aberto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

FESTANÇA COM ORÇAMENTO PÚBLICO: MUNICÍPIOS MINEIROS DESPEJAM MILHÕES EM SHOWS E EVENTOS

Por muito pouco, duas dúzias de municípios mineiros não colocaram R$ 18,9 milhões do orçamento público em contratos de shows e infraestrutura de eventos. Este movimento é um exemplo concreto de inversão de prioridades, quando o orçamento da administração pública segue a trilha do capital político de curto prazo em detrimento à obrigação constitucional de garantir serviços básicos e contínuos à população. Relatório elaborado pela Diretoria de Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) brecou gastos que estavam na mira das prefeituras de Capelinha, Crucilândia, Ipaba, Ipatinga, Nazareno, Peçanha, Sacramento, Santa Bárbara do Tugúrio, São João da Ponte, São João do Oriente, São Vicente de Minas e Várzea da Palma. O escopo do estudo elaborado pela área técnica do Tribunal abrangeu o exercício orçamentário desses municípios em 2024 e o planejamento para 2025, auditando contratos de shows e aluguel de equipamentos e infraestrutura. O r...