Pular para o conteúdo principal

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFLA SE MANIFESTA EM DEFESA DA LIBERDADE ACADÊMICA E DE EXPRESSÃO


Em um momento pelo qual o País enfrenta uma grave crise política, institucional e financeira, a democracia se inspira em valores permanentes. E o maior deles é a liberdade de expressão. 

Para isso é preciso que a defesa da liberdade seja acompanhada da independência intelectual do cidadão e a busca pelo equilíbrio.

O Conselho Universitário (CUNI), órgão superior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), responsável pela deliberação coletiva da instituição em matéria de administração financeira e política universitária, aprovou Moção Pública em que defende a liberdade de expressão. 

Em reunião realizado no dia 5 de maio, os conselheiros consideraram as notícias de retrocessos institucionais vividos por outras comunidades universitárias e se manifestaram favoráveis a aprovação de uma Moção Pública "para que sejam preservadas todas as garantias de liberdade acadêmica e de discussão ampla e irrestrita de todos os aspectos considerados relevantes pela comunidade universitária".

Na moção, o Conselho Universitário ressalta também, que a garantia de liberdade acadêmica e de discussão, inclui ainda "os desdobramentos jurídicos, institucionais e políticos da conjuntura nacional; e que sejam repudiadas todas as formas de censura prévia, nos termos da lei."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...