Pular para o conteúdo principal

UM FREIO NA FARRA DE CARGOS DA LEI DELEGADA


O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Lavras, no Sul de Minas, Rodrigo Melo de Oliveira, determinou a exoneração imediata de 232 cargos em comissão da administração do prefeito José Cherem (PSD). A decisão proferida nesta quinta-feira, sexta-feira, 3, atende a embargos apresentados pelo Ministério Público (MP).

Com a decisão fica reconhecida a inconstitucionalidade e ilegalidade dos cargos comissionados existentes no município de Lavras, oriundos da Lei Delegada, um "cheque em branco" dado ao prefeito Cherem por 13 vereadores.

clique na imagem para ampliar

Entenda o caso
O Ministério Público (MP), por meio da 3ª Promotoria de Lavras, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do município de Lavras, requerendo que fosse declarada pela Justiça a inconstitucionalidade da lei delegada aprovada por 13 vereadores, um verdadeiro "cheque em branco" dado pelo Legislativo local ao prefeito José Cherem.

Na ACP, o MP pede também pediu também que os servidores comissionados ocupantes dos cargos descritos fossem exonerados, visto ser nulo o ato de nomeação, por se tratar de norma inconstitucional e, ainda, devido ao fato de que referidos cargos não exercem atividades de "direção", "assessoria" ou "chefia". 

O Ministério Público que em que pese a nomenclatura dos cargos, a lei municipal não traz suas designações e, ainda, após ouvir diversos ocupantes nomeados, verificou-se que não se tratava de cargo com caráter de confiança, mas que deveriam ser preenchidos por concurso público, o que não foi feito pelo município.

Em liminar, o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Lavras reconheceu a inconstitucionalidade da lei e determinou a exoneração dos servidores comissionados, excetuando-se alguns dos cargos. Diante da decisão, a Promotoria de Justiça aviou embargos de declaração, requerendo ao juízo a exoneração de todos os cargos em comissão que apontou como ilegal, visto que deveriam ser preenchidos por meio de concurso público. O embargo foi analisado pelo judiciário e a decisão foi proferida ontem, quinta-feira, 3, pelo juiz Rodrigo Melo de Oliveira.

Cheque em branco
Na noite do dia 20 de janeiro do ano passado, os vereadores de Lavras, no Sul de Minas, se reuniram em sessão extraordinária, com pauta única, para a votação final do projeto da Lei Delegada, que daria amplos poderes ao prefeito José Cherem. 

Por 13 a 2, a lei foi aprovada e o prefeito municipal passou fazer uso do amplo benefício concedido a ele pelos edis lavrenses. Em matéria publicada no dia 3 de fevereiro do mesmo ano, o Blog O Corvo-Veloz mostrou que com a lei delegada em mãos, o Governo Cherem ampliou o número de cargos comissionados, bem como os vencimentos de diversas funções de confiança.

O aumento assombroso de cargos e salários veio no mesmo momento que vigorava um decreto de calamidade financeira e os servidores públicos municipais permaneciam, na época, sem receber o salário atrasado de dezembro (que até aquele momento somente os 293 servidores que ganham até R$1 mil receberam) e o 13º de 2016. 

Na ocasião, apesar do prefeito José Cherem ter extinguido algumas secretarias municipais, o parecia trazer uma economia aos cofres públicos, na verdade veio embutido com o aumento de cargos comissionados. Sob aval da lei, a prefeitura passou a contar também com cargos de assessoria de níveis 7, 8, 9 e 10. Além disso, a Lei Delegada criou dois cargos de 'super' Assessor Institucional com a remuneração na bagatela de R$7.900.

Já de acordo com  reportagem publicada pelo jornal Tribuna de Lavras, no dia 3 de junho de 2017, com a Lei Delegada, os gastos com cargos comissionados da prefeitura de Lavras aumentaram em mais de 20%. 

Em um momento em que as prefeituras do país passam por grandes dificuldades, nos últimos meses começou a ser levantado na cidade de Lavras a real situação do excesso de cargos comissionados e contratados da prefeitura da cidade. 






Comentários

Anônimo disse…
Como pode uma lei dessa ser aprovada?
Anônimo disse…
até que ponto nossa cidade chegou. vergonha atrás de vergonha
Anônimo disse…
É importante fazer um comparativo por secretaria, tem cargo demais por departamento. É possível ter mais de um chefe de departamento por departamento? Existe até chefes de departamento sem departamento e sem subordinados.

Os cargos na lei delegada não estão condizentes com os cargos que estão na folha de pagamento.Só comparar a verdade está pra todo mundo ver!!!!!
Anônimo disse…
É A MANEIRA CHEREM DE GOVERNAR
Anônimo disse…
Vergonhoso, numa cidade como Lavras acontecer um trem desses. Os cidadãos esperam uma oportunidade de cargo no serviço público e os políticos colocam para trabalhar quem eles bem querem ganhando super salário, enquanto os que já são efetivados ficam a ver navios.
Anônimo disse…
Enquanto diversos sites e blogs, como O Corvo Veloz dizem a respeito desse assunto, existe um site em específico que não se pronunciou até agora: Jornal de Lavras. Agora que dá pra perceber de que lado esse site está.
Anônimo disse…
Há tempos estou atenta a concurso público da prefeitura de Lavras. Por qual motivo não abrem vagas para concorrermos?
Anônimo disse…
Há tempos estou atenta a concurso público da prefeitura de Lavras. Por qual motivo não abrem vagas para concorrermos?

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...