quarta-feira, 15 de agosto de 2018

CANDIDATURA DE LULA SERÁ REGISTRADA HOJE, NO TSE


Na tarde hoje, quarta-feira, 15, a Marcha Nacional Lula Livre promete realizar um grande ato popular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, a manifestação vai marcar o registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República e de Fernando Haddad (PT), candidato a vice na chapa da coligação "O Povo Feliz de Novo", formada pelo PT, PCdoB e PROS.

Às 14h terá início do deslocamento da marcha, saindo do Estádio Nilson Nelson e descendo pelo Eixo Monumental até o Itamaraty, onde dobrará à direita e seguirá em linha reta até a sede do Tribunal Superior Eleitoral. Já às 16h terá início o ato no TSE. Ainda de acordo com as informações, no meio do evento, uma pequena comitiva entrará na sede do Tribunal, fará o registro da candidatura de Lula e depois retornará ao ato, quando a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-RS) exibirá o protocolo do registro.

Último dia
Termina hoje, quarta-feira, 15, às 19 horas, o prazo para que partidos e coligações apresentem ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) o pedido de registro de candidatos aos cargos de governador e vice, deputado estadual e deputado federal, senadores e respectivos suplentes. 

Só podem requerer o registro aqueles futuros candidatos escolhidos em convenções partidárias, que ocorreram até o dia 5 de agosto. Os pedidos referentes aos candidatos a presidente e vice devem ser feitos perante o TSE, em Brasília.

A Lei das Eleições define que a responsabilidade para requerer o pedido de registro de candidatura é do partido político ou coligação, mas, se não o fizerem dentro do prazo, sem justificativa, o candidato poderá fazê-lo. 

Neste caso, o candidato deve observar o prazo máximo de 48 horas a partir da publicação pela Justiça Eleitoral da lista dos candidatos apresentados pelos partidos ou coligações.

Nenhum comentário: