Pular para o conteúdo principal

CERIMÔNIA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO AVANÇA CAFÉ

Na ocasião, também aconteceu registro da cessão da marca Expocafé à Cocatrel
Representantes da UFLA e presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi sede, na última quarta-feira, 13, da consolidação de duas importantes iniciativas envolvendo o agronegócio café.


Em seu espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups – o InovaHub – cerca de 70 pessoas participaram do lançamento oficial do programa de pré-aceleração Avança Café e do registro da cessão da marca Expocafé, de propriedade da UFLA, à Cooperativa dos Produtores de Café da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel).

O primeiro ato destinou-se ao processo de cessão de marca. A maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café foi concebida pela UFLA, instituição executora do evento de 1998 a 2009. De 2010 a 2018, passou a contar com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Agora, a Cocatrel será responsável por sua gestão. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, João José Marques, no ato representando o reitor José Roberto Soares Scolforo, declarou que foram necessários três anos de tratativas para efetivar o intento. 

“Nós podemos dizer que temos cumprido a missão da UFLA de alavancar o negócio Expocafé e, agora, com o setor privado, vamos carregar essa bandeira ainda mais adiante”.

O diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, reforçou que o pleito vem de longa data, sobretudo por parte da sociedade, da Prefeitura Municipal de Três Pontas e dos cafeicultores. 

“Foi feita uma gestão brilhante da Epamig ao longo de todos esses anos. Mas é o momento de um novo desafio e de mudar as perspectivas da feira em termos de longevidade e dinamismo, atendendo aos anseios do setor cafeeiro, sempre em consonância com todos os parceiros que integram o Conselho Gestor da feira”, pontuou.

Por sua vez, o diretor presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, comemorou o ato, ressaltando que a Expocafé é uma feira que dissemina conhecimentos e traz a academia e as inovações para dentro do universo da cafeicultura. 

“Todos ganham com a gestão da feira por parte da iniciativa privada, sobretudo o produtor. Podemos avançar ainda mais em nossos projetos, garantindo sua sucessão e perpetuando esse belo legado. Estamos muito felizes e abertos a expandir nossa atuação e parceria com a UFLA”, declarou.

Avança Café
Na sequência, teve início a solenidade de lançamento do Avança Café. O programa de pré-aceleração de startups voltado à cadeia produtiva do café é uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), por meio do Consórcio Pesquisa Café. 

Castro Júnior fala aos presentes sobre o programa

A cerimônia foi conduzida pela equipe do InovaHub, nas pessoas do coordenador Rennan Campos, do gerente de Sensibilização e Educação Empreendedora do InovaHub, Artur Alexandre Gonçalves, e do gerente de pré-aceleração, Rodrigo Pimenta. 

Eles apresentaram as propostas e o formato do programa em detalhes, registrando o intuito de gerar novos negócios que trabalhem com tecnologias que impactem diretamente a cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara.

Na ocasião, Castro Júnior reforçou a importância da nova parceria, resultado de ida à Brasília-DF, em outubro de 2018, para manifestar a continuidade do processo de aceleração de startups no InovaHub, iniciado com uma edição do programa Lemonade. 

“Levamos nossa proposta, que foi ao encontro das intenções da Embrapa Café, que tinha o desejo de ampliar ainda mais essa parte de inovação. Estamos trilhando nossos primeiros passos rumo à criação de uma rede nacional de inovação e empreendedorismo voltada para o agronegócio café”, pontuou.

O chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, enfatizou que o maior objetivo do programa é trazer a inteligência e o dinamismo da juventude para dentro da cadeia produtiva do café. 

“Nós temos informações de pesquisas e tecnologias que muitas vezes demoram dez anos para chegar às vias de utilização pelos produtores. Com o Avança Café, podemos estimular a criação de inovações em tempo muito inferior, fazendo com a tecnologia chegue ao campo de forma rápida, fácil e acessível”.

O chefe da Embrapa Café, Antônio Guerra, esteve presente à solenidade

O professor do Departamento de Zootecnia, Márcio Lara, também teve destaque na programação, exemplificando como o espírito empreendedor pode florescer dentro da universidade. Integrando a startup Smart Farm BR, sua equipe desenvolveu um protótipo de equipamento que mede a produção de forragem e interage, diretamente pelo celular do produtor, visando um melhor gerenciamento da fazenda.

O evento ainda contou com os representantes da Embrapa Café – o gerente geral Gabriel Bartholo e o pesquisador da Gerência Adjunta de Transferência de Tecnologia, Antônio Heberlê, da comunidade acadêmica da UFLA (docentes e discentes), da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Fapec), do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Machado (IFMachado), além de equipes das empresas Intelicoffee, Solinftec, e Sollenan Comércio e Indústria – Laktus e da startup Flowins. O lançamento para o público em geral acontecerá em breve.

O programa
O Avança Café priorizará, neste primeiro momento, projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I). O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software. 

Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo. As equipes passarão pelas seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

da assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...