segunda-feira, 13 de maio de 2019

UFLA E COCATREL REALIZAM MARATONA DE DESENVOLVIMENTO NA EXPOCAFÉ

Espaço compartilhado entre Cocatrel e UFLA, onde acontecerá a Hackathon

Em 2019, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), após processo de cessão de marca para a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), vem com uma nova proposta para seu estande principal na Expocafé, maior evento nacional de transferência de tecnologias e de extensão do agronegócio café. 

Em um projeto conjunto com a cooperativa, a universidade, por meio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e do InovaHub, figurará na avenida principal da feira, localizada na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas, no Sul de Minas. 

No local, acontecerá – de 15 a 17 de maio – a Hackathon Cocatrel, iniciativa concebida pelo InovaHub e seu programa de pré-aceleração de startups do café, o Avança Café. A hackathon também conta com parceria do Sebrae Minas.

A UFLA, instituição idealizadora da Expocafé, prova que, para além da academia, a intenção é chegar ao mercado, desenvolvendo soluções tecnológicas que atendam aos anseios dos produtores e resolvam os principais problemas da cafeicultura. 

“É uma oportunidade de concretizar e ampliar a atuação da UFLA no mercado, não apenas estando próxima, mas atuando diretamente nele”, destaca o coordenador do InovaHub, Rennan Campos.

“Através dessa hackathon, a UFLA consolida mais uma vez seu compromisso de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e permitir sua aplicabilidade no mercado, transformando-as em produtos e negócios viáveis e de maior impacto, como as startups. A Hackathon Cocatrel é mais uma ferramenta que lançamos mão para consolidar nosso objetivo de estimular o empreendedorismo”, completa o diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior.

Funcionamento
Ao longo de 48 horas de trabalho, dez equipes compostas de até cinco integrantes cada participarão de uma maratona de programação/desenvolvimento, resolvendo problemas reais apresentados pelo setor cafeeiro. Em forma de uma competição, serão lançados desafios para as equipes resolverem por meio de tecnologia da informação (T.I.), ou seja, desenvolvendo softwares. 

Os participantes contarão com o auxílio de mentores e concorrerão a uma premiação de R$ 5 mil, além da possibilidade de trabalhar junto à Cocatrel e participar do programa Avança Café, que terá início no InovaHub/UFLA em 27/05.

As equipes, de constituição mista, contêm participantes dos mais diversos graus acadêmicos e de áreas como ciências agrárias, administração, gestão, engenharias, tecnologia e design. “A diversidade desses membros é que garantirá olhares mais amplos sobre os mesmos problemas, enriquecendo a experiência e criando soluções que atendam, verdadeiramente, aos anseios do produtor e de outros atores da cadeia”, declarou Campos.

A UFLA também contará com outros dois estandes localizados no Pavilhão Tecnológico da feira: o da cafeteria escola CafEsal e o da Editora UFLA.

da assessoria InovaCafé

Nenhum comentário: