segunda-feira, 18 de maio de 2020

ITUTINGA DIZ 'NÃO' À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

A iniciativa é do vereador Odeilson Correa

O município da região dos Campos das Vertentes, por meio de sua Câmara Municipal, apresenta moção de repúdio à privatização da empresa pública nesta terça-feira, 19. A sessão acontece às 19 horas, no Plenário da Casa Legislativa da cidade. A iniciativa é do vereador Odeilson Correa, do partido Patriota. Itutinga será a cidade de número 96 no Estado a se declarar contrária a essa intenção do Governo Federal. 

O município de Itutinga tem população em torno de 3.800 pessoas, segundo o último censo do IBGE. Para cidades desse porte, os serviços prestados pelos Correios são de grande importância. Muitas localidades no País têm como representação do governo federal somente uma unidade da empresa pública. Essa é a realidade de 3.342 municípios brasileiros (60% deles). Por isso, a estatal funciona como agente de integração dessas cidades a outras regiões econômicas de MG e do Brasil. 

Em Minas, outras 95 cidades já apresentaram moções repudiando a venda dos Correios. Em todas elas as proposições foram aprovadas. Desde localidades menores, passando pelas de médio porte e incluindo também as cidades maiores, a lista de municípios em defesa da estatal só cresce. 

Os vereadores são os responsáveis por apresentarem proposições que demonstram preocupação com a iniciativa do governo federal em privatizar os Correios. Entre as localidades que já se manifestaram contrárias à ideia estão: Belo Horizonte, Bom Despacho, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Tiradentes, Varginha, Viçosa. 

Essas são apenas algumas das localidades da lista. A relação completa das cidades que já votaram as moções em defesa dos Correios pode ser conferida aqui. Depois de votados, os documentos são enviados aos representantes do governo federal e do Congresso Nacional.

Nenhum comentário: