Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE DESENCADEIA OPERAÇÃO 'PAZ NO CAMPO' NO ENTORNO DE FURNAS


A Polícia Militar do Meio Ambiente desencadeou a Operação 'Paz no Campo' pelo entorno do reservatório de Furnas, realizando a prisão de 03 infratores ambientais, além da apreensão de embarcações e materiais de pesca.

Em decorrência da operação 'Paz no Campo/Semana Santa 2022', desencadeada em todo estado de Minas Gerais, a 6º Cia PMMAmb através de análise e inteligência policial, direcionou seus esforços no intuito de localizar e identificar praticantes de condutas delitivas contra a Ictiofauna (conjunto de espécies de peixes de uma determinada região), alvos constantes de denúncias anônimas, os quais atuam no ambiente aquático do Reservatório de Furnas, perpassando os municípios de Cana Verde, Campo Belo e Aguanil.

A operação contou com o efetivo de 10 Policiais Militares de Meio Ambiente, tendo sido utilizados 03 Viaturas 4x4, além de 02 embarcações motorizadas. Assim sendo, foram realizadas atividades de prevenção e repressão a pesca e caça predatória tanto em ambiente aquático quanto terrestre.

Salienta-se que a atividade contou com métodos de cerco e bloqueio, tendo os esforços militares realizados abordagens a veículos e transeuntes suspeitos pelas áreas vicinais e marginais da represa de furnas, além disso, as embarcações foram lançadas em pontos desconhecidos pelos alvos e em posições opostas, obtendo-se assim o seguinte resultado:

● A prisão de 03 infratores de condutas lesivas a ictiofauna;
● A apreensão de aproximadamente 1.650 metros lineares de redes de emalhar;
● Apreensão de 02 embarcações de metal, com motores de poupa acoplados;
● A apreensão de 15,115Kg de pescado nativo, os quais foram doados para instituição filântropica do município de Campo Belo.

Os autores foram encaminhados para a sede do 2º GPMMAmb de Campo Belo, junto com o material apreendido, lhes sendo aplicado além do contido na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que versa sobre os crimes ambientais, as respectivas medidas administrativas pertinentes ao caso.

A Polícia Militar de Meio Ambiente orienta e destaca a importância de todos os cidadãos quanto aos cuidados e preservação da biodiversidade aquática do reservatório de Furnas, como forma de perpetuar os espécimes e equilibrar o ecossistema.

*Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: 2gpmmamb@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...