sexta-feira, 15 de abril de 2022

PM DE MEIO AMBIENTE DESENCADEIA OPERAÇÃO 'PAZ NO CAMPO' NO ENTORNO DE FURNAS


A Polícia Militar do Meio Ambiente desencadeou a Operação 'Paz no Campo' pelo entorno do reservatório de Furnas, realizando a prisão de 03 infratores ambientais, além da apreensão de embarcações e materiais de pesca.

Em decorrência da operação 'Paz no Campo/Semana Santa 2022', desencadeada em todo estado de Minas Gerais, a 6º Cia PMMAmb através de análise e inteligência policial, direcionou seus esforços no intuito de localizar e identificar praticantes de condutas delitivas contra a Ictiofauna (conjunto de espécies de peixes de uma determinada região), alvos constantes de denúncias anônimas, os quais atuam no ambiente aquático do Reservatório de Furnas, perpassando os municípios de Cana Verde, Campo Belo e Aguanil.

A operação contou com o efetivo de 10 Policiais Militares de Meio Ambiente, tendo sido utilizados 03 Viaturas 4x4, além de 02 embarcações motorizadas. Assim sendo, foram realizadas atividades de prevenção e repressão a pesca e caça predatória tanto em ambiente aquático quanto terrestre.

Salienta-se que a atividade contou com métodos de cerco e bloqueio, tendo os esforços militares realizados abordagens a veículos e transeuntes suspeitos pelas áreas vicinais e marginais da represa de furnas, além disso, as embarcações foram lançadas em pontos desconhecidos pelos alvos e em posições opostas, obtendo-se assim o seguinte resultado:

● A prisão de 03 infratores de condutas lesivas a ictiofauna;
● A apreensão de aproximadamente 1.650 metros lineares de redes de emalhar;
● Apreensão de 02 embarcações de metal, com motores de poupa acoplados;
● A apreensão de 15,115Kg de pescado nativo, os quais foram doados para instituição filântropica do município de Campo Belo.

Os autores foram encaminhados para a sede do 2º GPMMAmb de Campo Belo, junto com o material apreendido, lhes sendo aplicado além do contido na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que versa sobre os crimes ambientais, as respectivas medidas administrativas pertinentes ao caso.

A Polícia Militar de Meio Ambiente orienta e destaca a importância de todos os cidadãos quanto aos cuidados e preservação da biodiversidade aquática do reservatório de Furnas, como forma de perpetuar os espécimes e equilibrar o ecossistema.

*Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: 2gpmmamb@gmail.com

Nenhum comentário: